sexta-feira, 26 de junho de 2009

quem nunca tentou fazer o Moonwalker ? ;

25 de Junho de 2009, morre toda uma geração de inovação artistica e musical, morre um fenomeno, mas a genialidade fica.



Michael Joseph Jackson nasceu em 29 de agosto de 1958 na cidade de Gary, Indiana, era o sétimo de uma família de nove filhos, uma família pobre que vivia em uma casa com apenas dois quartos. O que faltava em dinheiro sobrava em talento. Todos estavam, de certa forma, evolidos com a música e não demorou muito para que o sobrenome ganhasse notoriedade no show Buss. Com apenas cinco anos, o joven Michael era carismático, talentoso, afinado e tinha brilho própio, acabou sendo a voz e o líder dos Jackson Five, composto por ele e seus irmão Jackie, Tito, Jermaine, Marlon, e Randy. O grupo fez sucesso conquistando as paradas com seus hits, eram sensação, uma família extraordinária. I want you back, ABC, The love you save e I'll be there, são as músicas mais lembradas da epoca.

Em 1975 o Jackson Five passou a se chamar Os Jacksons, com a mudança de gravadora; agora eles eram representados pela Epic. Com a chegada da adolescência, Michael teve problemas com a pele cheia de acne e com o fato de estar crescendo, odeixando depressivo, começaram os problemas que iriam acompanha-lo durante os 45 anos de carreira.

Mesmo com o sucesso crescente do grupo, era pouco pro tamanho do talento de Michael, então ele começou sua carreira solo. A dança, a música, os estilos, tudo em um só artista, ele revolucionou toda a forma da música popular conhecida e a fez chegar no que o estilo é o que representa hoje. O POP é bem sucedido e gera milhões com seus artistas, o POP também é rock, soul, blues, R&B, Black Music, HIP HOP e RAP. Jackson misturou os estilos e tranformou tudo na essência do que é a música popular, o que de fato o mundo ouve e canta.

Se hoje há toda essa evolução da música em vídeo há sempre um começo, Michael Jackson é o nome e a representação desse começo. Rock with you, Thriller, Beat it, Bilie Jean, músicas transformadas em histórias, vídeos como verdadeiros curtas, com roteiro, alma, atuação e dança, o Video Clip passou a ser a representação do sentimento do cantor sobre a música.

Excentricidade, polêmica, excesso e talento, marcas de um tragétoria que foi duramente reduzida. Ficaram as músicas e a genialidade de quem tranformou a música.

Quem nunca tentou o moonwalker? Meu maior trauma, nunca consegui fazer, mas todos já tentaram um dia andar pra trás com ele fazia.

Assim como Elvis, a fama acabou com a sua saúde. As responsabilidades, pressão em demasia para um jovem que conviveu desde cedo com os olofotes da impressa, combrança do pai, das gravadoras e das pessoas que queriam sempre a perfeitção de sua arte. Famoso, amado, idolatrado, e ainda assim humilde com as pessoas. THRILLER, o disco de maior sucesso no mundo da música, BAD, cinco músicas no topo da billboard, o artista mais bem pago de todos os tempos, uma pessoa.

Gênios não morrem, viram mitos. E hoje milhares de pessoas que se dedicavam e amavam sua voz e sua personalidade perderam também um pouco de sua vida. A vida que cada fã dedicou a ele morre, mas fica a lembrança, o amor. O amor mais puro, que ama apenas pela existência, e agaora ama pela lembrança. Tenho que reconheçer não fui a maior fã, mas adimirava, pelo tamanho da importância dele pra música, e pelo tamanho da importância da música em minha vida. Compartilhei com esses milhares de fãs, e me vi na mesma situação, e quando um ídolo meu morrer? Chorei .
Enquanto estiverem dispostos a escutar sua música nunca se acabará. Morreu solitário, mas milhares de corações batiam segundo o compasso de sua música, agoram batem tristes como em You're not alone.
Ele nunca esteve só, porque os fãs estavam com ele, no coração que parou de bater num triste 25 de junho. Agora eles cantam para si mesmos, que não estam sós, lhes restaram a música, e essa é a garantia de que sempre haverá espaço para esse amor, porque amor nunca morre, se tranforma.
A tristeza vai e a saudade fica.

Um mito, eterno para a música, e anda mais eterno para aqueles que o amavam de verdade e que enxergavam a pessoa pro trás do artista.

Michale Jackson, 29 de agosto de 1958 - 25 de junho de 2009

0 comentários:

Postar um comentário